Logo.png

4ª  Espetacular

Mostra Internacional de Artes para Crianças

Camada 1.png

15 A 24 de Novembro de 2019

Curitiba-PR 

4ª Espetacular

Mostra Internacional de Artes para Crianças

Sabe aquele bem estar que você sente quando ouve uma música que você ama? Ou aquela tensão quando assiste a um filme de suspense? Ou o friozinho na barriga de entrar no teatro?

 

Isso é o poder mágico que a arte tem de nos fazer voar para além do que é concreto, real. De nos permitir criar outras realidades e viver experiências através do sensível, mas sem tirar nossos pés do chão.

 

A Arte, através do lúdico, trabalha as emoções e nos permite ampliar os horizontes. É nossa maior aliada na construção de uma geração mais sensível e preparada para lidar com as suas questões no mundo.

 

Este projeto foi concebido para apresentar diversas experiências, em linguagens artísticas diferentes, que não subestimem a inteligência das crianças e que promovam momentos de encontro – entre crianças, entre famílias, entre artistas, entre escolas, entre adultos e entre todos.

 

Aos adultos, desejo que esqueçam suas diferenças e se permitam, se divirtam, libertem a sua criança interior. Às crianças, só aproveitem!

Ativo 3@2x.png
Ativo 5@2x.png

Colocamos a indicação etária como sugestão, mas a classificação da Mostra Espetacular é livre para todas as idades.

Ativo 2@2x.png

Os ingressos das apresentações e atividades são gratuitos e serão distribuídos no local, 01 hora antes do início (até atingir a capacidade do espaço).

Ativo 4@2x.png

Algumas oficinas terão inscrições realizadas por e-mail (vide descrição). Fique atento e não perca esta oportunidade.

Ativo 3@2x.png

Durante a semana, os espetáculos são abertos ao público, mas destinados a escolas públicas, organizações sociais e escolas apoiadoras do projeto.

Acesse o programa completo clicando aqui

Curadoria

espetacular

agradecimentos

A Mostra Espetacular realiza em 2018 a 3ª edição e cresce a cada ano! Este ano nos tornamos internacionais! Isso só é possível porque contamos com o apoio de pessoas que acreditam no projeto e contribuem com ele, pessoalmente, com seus trabalhos artísticos ou através de suas instituições (porque uma logomarca não existe sem pessoas).


Começamos por agradecer àqueles que, faça chuva ou faça sol, estão conosco: Alexandra Monfort, Ciliane Vendruscolo, Gabriela Berbert, Giovana Soar, Ivan Mendonça, Joana Walter, Lucas Amado, Maira Lour, Nelcy Mendonça, Nina Ribas e Pablito Kucarz.

À Fatima Ortiz e à Luciana Varaschin, que são muito mais que curadoras.


A todos os artistas que integram a programação!


À toda equipe espetacular!


À Ana Cavalli, Anna Zetola, Basso, Beto Lanza, Daniele Machado, Edran Mariano, Eduardo Engelhardt,

Fabiano Campos, Desire Fabri, Gisele Leske, Giselle Lima, Karina Flor, Jussara Batista, Liana Menezes,

Livien Ullmann, Luiz Gustavo Dalazen, Marcos Santos, Marilia e Mayra Culpi, Mazé Portugal, Nathalia Luiz, Maricleia Kamaroski, Paz Begué, Rafael Eduardo, Renata Mele.


Ao Muralzinho de Ideias, à Súbita Companhia e ao Teatro de Breque – melhores amigos da Pró Cult.

E a você, público, que prestigia este projeto com a sua presença!

Logo.png
17_programacao-mostra-2019.png

Curadoria espetacular

Pensar na infância como fator de singeleza.

Pensar a arte como torrente que ilumina o sentir.

Sentir a cidade e seus espaços na sua potência criativa e acolhedora.

Saber da necessidade do encontro e da troca.

Sonhar com tempos mais leves.

Conquistar experiências duradouras!


Mostra Espetacular. Um evento que vem se consolidando em Curitiba sintonizado com diferentes iniciativas espalhadas pelo nosso país e pelo mundo. Encontro de gente dedicada a criar, refletir e unir esforços para valorização e aperfeiçoamento deste fazer tão nobre: a Arte para crianças.

 

Pensar na criança é pensar em alguém profundamente enraizado num tempo e num espaço, alguém que interage misteriosamente com tudo que permeia a vida e seus mágicos movimentos. Vida que segue os passos de um gigante chamado Porvir. O que trazer para as crianças e seus acompanhantes nesta Mostra Espetacular?

 

Responder significou rever conceitos e lapidar desejos. Este ano a Mostra continuará passeando pela cidade. Brincando de esconde-esconde! Estimulando as descobertas. Uma história puxa a outra! 

 

Quem quiser conte outra vez! Encontros feitos para mirar no espelho mágico do teatro e da dança; para sentir as ondas sonoras das vozes que se equilibram na corda bamba; para tocar na pele macia da emoção fresquinha dos vocacionados brincantes; para aspirar aos ares da imaginação festiva que faz os olhos borbulharem de alegria.

 

Nossa vontade é sim agradar as crianças deste hoje. Um hoje tão complexo, onde elas, que sempre predispostas ao jogo do entretenimento e à sede de saber, nos convidam a uma seleta programação. Com isso, estamos igualmente colocando pais, educadores e, sobretudo os artistas envolvidos num cenário onde é possível saber o que nos interessa e o que nos alivia ao vê-las contemplar ou interagir com o mundo fantasioso proposto em cada espetáculo ou vivência.

Quando fazemos escolhas, buscamos que elas nos apontem caminhos de transformações, descobertas técnicas, aprimoramento das estéticas e de visão de mundo. Queremos, sim, que o novo e o inusitado nos capturem e nos façam mais responsáveis. Que o que se veja no palco ou em espaços alternativos nos permita identificar os cuidados e todo o zelo e dedicação dos artistas que produzem para crianças. Estamos contando nesta Mostra com gente que se dedica a este fazer, trazendo em suas propostas a presença das dinâmicas: arte-educação/ socialização/ subjetividade/ transformação e reflexão.


É preciso olhar para a criança de hoje, do mundo polarizado, da comunicação acelerada e do excesso de informação, fatores esses preponderantes da sua realidade, e a convocar, pela via do sensível, a refletir sobre os paradigmas de seu tempo, através de uma linguagem que lhe seja acessível e possibilite sua emancipação como espectadora autônoma, crítica e reflexiva.

 

As atrações todas revelam que o lúdico e o poético têm um lugar especial na vida da criança. A valorização da cultura local ou regional sempre traçando contornos universais; a presença das soluções artesanais e do uso das novas tecnologias; valorizando a tradição e o novo e, mais que tudo, aquilo que é perene: o poder de encantamento e da fruição da beleza. Muitas vezes enquanto discutíamos a programação, adentramos no mundo da física quântica, sempre acreditando que momentos de encontros sensíveis, onde a arte se faz presente, são momentos que fazem bem a todo o planeta. São “sessões de acupuntura” na terra e que repercutem na vida de todos os seres.

 

A Mostra abre espaço para sentarmos e falarmos das nossas escolhas, de nossa missão, do privilégio de entendermos o “olhar estrangeiro”, de sabermos por que cantamos em roda e, muito especialmente, de nos exercitarmos no entendimento da linguagem do afeto. Quem cria para crianças é um educador (a), tendo aqui a educação como tudo o que permeia a vida e os relacionamentos. Um ato de amor!

Convidamos a todos a se inspirarem na leveza e no anelo de um futuro mais sensível e mais suave, a dizer conosco sim à Mostra Espetacular e aplaudir estes artistas tão especiais que aqui honramos e agradecemos.

Ativo 1@2x.png
Ativo 10@2x.png

MICHELE MENEZES

Coordenação Geral, Curadoria,

Direção de Produção

LUCIANA VARASCHIN

Ativo 12@2x.png
Ativo 11@2x.png
Ativo 12@2x.png

Curadoria

Curadoria